Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Primeira Copa, mas essa foi de Judô

 Essa eu devo ao grande amigo, Rogério Tavares, que hoje assume um papel importante dentro do setor de esportes na Rede Record. Ele vem me repassando alguns e-mails bem legais, sobre eventos que irão acontecer, me sugerindo ir para pegar experiência. Desta vez, foi encaminhado o e-mail falando do credenciamento para imprensa, para a cobertura da Copa do Mundo de Judô, com o nome do evento sendo Brazil Judô World Tour. Pois bem, enviei meu pedido de credenciamento primeiro para o pessoal da Fotoarena, e disseram ok.
 Pronto, pedido de credenciamento enviado e aceito. Bastava chegar o dia e mandar bala. Fui buscar minha credencial no hotel na sexta feira e me preparei para o evento. Aconteceu das 9h as 18h30, cheguei por volta das 8h30 no ginásio, peguei minha pulseira que dava acesso aos tatames. Estrutura show de bola, o pessoal da confedereção de judô está de parabéns, se seguirem este padrão para as olimpiadas, faremos bonito por aqui.   Como ando pegando o jeito aos poucos, fui fotografando e com o tempo ia subindo algumas fotos. Com a empolgação e sem saber talvez o que é mais importante e o que não é, subi muitas fotos que hoje vejo como desnecessárias. Mas tudo bem. Até as 15h rolou a fase classificatória, e eu fiquei até esta hora sem comer, ligado no que estava fazendo. A partir das 16h começou a disputa por medalhas, primeiro as de bronze, depois a de ouro, e terminando estas lutas, um pódium. Fui fazendo e me enrolando com o esquema de editar, passar pro notebook, legendar e enviar. É o bom de ter feito cedo as coisas, foi que peguei mais ou menos a manha para o dia seguinte, do qual fui para pegar somente a disputa por medalhas, pois domingo de manhã fui fotografar a corrida Track & Field - Villa Lobos. Como fui dormir bem tarde no sábado, aproveitei para cochilar quando cheguei da corrida.
 No domingo, fotografei e selecionei na camera as fotos que iria mandar, protegendo elas contra gravação, e pelo software Nikon Transfer, transferindo somente as que estavam protegidas. E fiz também, outro processo. Copiando estas imagens protegidas, para o cartão do slot 2 da minha camera (Nikon D3s) que possue dois slots de cartão compact flash, e depois descarregando todas as fotos deste segundo cartão. Ainda vou melhorar este workflow. Falando um pouco das condições de fotografia, a iluminação do ginásio é muito boa. Com lentes claras  (f/2.8, f/4.0) se consegue usar um iso relativamente baixo para esportes (ISO 1000, ISO 1600, ISO 2000). No meu caso, no sábado fui com a lente 70-210mm f/4.5-5.6, ou seja, bem escurinha, e precisando de velocidade, acabei tendo de usar o ISO 2000, 2500 e 3200. Já no domingo, usando a lente 70-200mm f/2.8, com o diafragma em f/3.2 e 3.5, em alguns poucos casos f/4.0, já consegui manter o ISO sempre em 2000, ou subindo um pouco para usar uma velocidade bem mais alta. O único problema, foi que o tatame era amarelo forte, e a luz refletia demais, dando um tom amarelado na foto, o kimono ficava com luzes amarelas, o tom de pele ficava amarelado forte, não pelo balanço de branco, que desta vez fiz em manual, selecionando valores em Kelvin, optei por 3950K e em alguns casos, no tratamento, puxei para 3600K. Copa do Mundo terminada, subo para a press room e fico legendando e enviando as fotos. Mais um dia cansativo de trabalho, mas muuuito prazeroso. Eu realmente amo o que faço, agora me deu uma baita preguiça de selecionar algumas fotos para colocar no meu flickr e no blog, mas ai vai uma tratada em p&b.


Marcelo Machado de Melo/Fotoarena
Agora, eu fotografando: 

Foto: Ricardo Godoy
Foto: Ricardo Godoy



Nenhum comentário:

Postar um comentário