Alguns amigos que acompanham um pouco mais do meu trabalho, sabem que fotografo muitas corridas de rua (para quem me pergunta, "corrida de que?" eu simplifico dizendo, "maratonas"). Já são bons 4 anos e pouco fazendo isso, fotografando o esporte que mais pratico, e que a 5 anos mudou minha vida, tanto profissionalmente como socialmente.
Não sei como seria minha vida sem a corrida de rua. É bem verdade que a praticamente dois anos, não tenho praticado com tanta dedicação, mas a corrida continua a ter a importância que sempre teve na minha vida. Mas falando mais de fotografia do que corrida de rua, estar todo domingo fotografando os amigos e milhares de pessoas correndo, me aproximou muito do esporte, das suas particularidades, me dando um olhar diferente quando se trata do tema. Já fora de casa muitas vezes, antes do sol dar as caras, e vendo-o nascer, certamente me inspiram em todos os domingos de manhã. (acho que falei mais de corrida do que da fotografia em si.)
Pois bem, neste domingo (19/06/2011) fui como sempre, fotografar o pessoal correndo, para o portal Webrun , mas desta vez, já estava meio na expectativa de fazer uma "cobertura"editorial para a agência Fotoarena , visto que tinha me pautado para fazer as fotos da coletiva de imprensa da maratona, na sexta-feira antecedente ao dia da prova.
Chegando lá, o Caetano Barreira (que tem um blog que eu acompanhei muuuito durante o mundial de 2010), sócio-diretor da FA que também fotografa para a WR, me disse que não rolaria fazer as fotos pois já teria um fotografo pautado anteriormente para fazer as fotos. Achei justo, e enquanto a largada da prova não se dava, ficamos batendo um bom papo antes de nos posicionar para fotografar os corredores. Estou lá, fotografando os corredores dos 10km até que chegam todos os concluintes e o Caetano me disse que iria pra chegada fazer algumas fotos da chegada. Eu fiquei por onde estava, a uns 30 metros da chegada, mas resolvi ir fazer as fotos da chegada também. Me posicionei junto as amigos, Fausto Ferrarias, Alexandre Koda, Tião Moreira, Sérgio Shibuya dentre outros, e ficamos esperando pela vencedora da maratona.
Neste meio tempo, fiquei observando, vi que o fotografo que iria fazer as fotos, não estava por lá, então me preocupei em fotografar os primeiros colocados.
Com a conclusão, das 5 primeiras mulheres e homens, todos os fotógrafos se dispersaram, e retornei ao meu posto, a 30 metros da chegada, mas como não vinha praticamente nenhum maratonista, pensei em questão de segundos, vou descarregar as fotos no notebook(foi meio instintivo, não muito pensado) e vou ver se o Caetano não quer subir as fotos que ele fez, já que estava com o notebook e o 3G por lá. Fui de encontro a ele, e estava rolando a premiação, e ele me disse que estava me procurando, para que eu subisse as fotos. Fiquei muito feliz com a confiança dele, e pelo apoio que me deu no momento. Ainda não tenho um bom workflow para descarregar as fotos, editar, tratar, legendar, exportar e enviar via ftp, mas consegui subir todas as fotos em um tempo que até considerei razoavel...
Voltei ao meu posto e continuei, até as 16h praticamente a fotografar os maratonistas completando a prova. Cheguei em casa bem exausto, dormi bem durante a noite, e ao acordar, já meio tarde, abri o facebook e me deparo com a mensagem do José Eduardo, da FA, me dando os parabéns pela foto na folha. Na hora meio que não acreditei, queria ver logo, ai surgiu a dúvida, saiu na on-line ou no impresso? Não vacilei, corri para a banca, que por sorte, ainda tinha mais uma, a ultima, e pedi para ver se tinha uma foto minha, se tivesse iria comprar. Ao abrir o caderno de esportes, fui folheando até achar. A sensação de ver uma foto sua publicada é muito boa, ainda mais quando a foto tem um destaque grande, pegando duas paginas. Tudo bem, poderia pegar uma só, mas até mesmo se fosse minúscula, já estaria mais do que contente. Confesso que não acreditava que venderia alguma foto sobre a maratona, visto que a importancia que dão para o esporte ainda é minima, comparando com futebol, volei, formula 1, basquete, natação... Mas além do fato de ter a primeira foto publicada, tem o "agravante"de ter sido em um dos maiores jornais que temos (não interessa se muitas pessoas são a favor ou contra da posição em que o jornal assume) a Folha de São Paulo.
Fora a publicação ter rolado e em qual jornal foi, também tem o fato de a um tempo, eu estar com esse objetivo traçado, de fotografar para a FA. Sei que essa é só a primeira foto, foi uma foto sobre algo não tão expressivo, com um tema sem tanta importância, mas levo isso como um etapa dos meus planos sendo concluida, a parte 1 de sei lá quantas etapas terei pela frente. Essa foto vai ficar como uma recordação da confiança em que o Renato, André e Caetano me deram. Sem contar muitos amigos que estão sempre ao meu lado, me dando apoio e em muitos casos, alguns até emprestando equipamento quando preciso. Um agradecimento ao Maurício Rummens, que me emprestou a lente 80-200mm f/2.8 enquanto não compro a minha 70-200mm f/2.8 VRII.
Tá aí o clique, impresso:
Nenhum comentário:
Postar um comentário